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Whatsapp business para aumentar suas vendas


Quem não conhece o famoso WhatsApp? Aplicativo disponível para Android e iOS constantemente utilizado para a comunicação através de mensagens de um modo quase instantâneo. Segundo o Facebook, comprador do WhatsApp em 2014, são trocadas por dia mais de 42 bilhões de mensagens entre usuários e conta com mais de 1 bilhão de grupos existentes no aplicativo. No Brasil, 1 a cada 2 brasileiros fazem uso dessa plataforma, com mais de 100 milhões de pessoas. Pesquisas apontam que uma pessoa visualiza sua conta no WhatsApp cerca de 70 a 150 vezes no dia.


Em Janeiro de 2018 foi lançado o WhatsApp Business no Brasil, criado para micro e pequenas empresas com o intuito de facilitar a interação com os clientes e prospects. Mas como funciona essa nova ferramenta?


No WhatsApp Business é possível criar um perfil da empresa contendo informações, como: área de atuação, horário de atendimento, e-mail, endereço e site. É importante que as informações sejam atualizadas sempre que necessário para que o cliente possa e consiga entrar em contato. O Aplicativo também permite que o usuário analise as estatísticas sobre as mensagens enviadas, entregues e lidas, assim como em uma campanha de e-mail marketing.


Outra vantagem é a possibilidade de instalação dos dois aplicativos - WhatsApp e WhatsApp Business - em um único smartphone, desde que esse aparelho seja dual-chip para a vinculação de telefones distintos, assim é possível e fácil separar a vida profissional e pessoal.


Existe a possibilidade de criação de mensagens rápidas e padronizadas para adiantar o processo de atendimento para situações genéricas, como por exemplo: mensagem de boas-vindas, agradecimentos e até indisponibilidade do atendimento. Além disso, o vendedor tem um recurso disponível chamado etiquetas, onde pode-se marcar pessoas e mensagens com tags específicas que auxiliam no acompanhamento do processo de vendas.


Mas antes de ingressar nessa nova ferramenta, é necessário se atentar a alguns detalhes: Somente crie um canal de atendimento se ele puder ser bem administrado. Para isso, é necessário definir antecipadamente as pessoas que serão responsáveis por conduzir com responsabilidade os atendimentos. 


O WhatsApp é o meio de comunicação mais rápido e com melhores taxas de resposta, portanto, esteja disponível para responder em tempo a demanda. Grande parte das vendas são perdidas por conta da demora e do mal atendimento.


Dicas para vender mais com o WhatsApp:


  • Utilize listas de transmissão ao invés de grupos, as pessoas tendem a se incomodar com a frequência de mensagens em um grupo. O WhatsApp permite a criação de listas com até 256 contatos, facilitando o disparo de conteúdo.

  • Interaja com os clientes com bom senso. Utilize ferramentas como áudios e vídeos que explique mais sobre seus produtos. É interessante manter-se ativo em outras mídias, assim poderá encaminhar um link de alguma postagem, por exemplo, mantendo o cliente ativo em suas redes.

  • Crie uma campanha com uma série de mensagens persuasivas, assim as pessoas se sentirão atraídas, resultando em novas vendas. Utilize termos como “últimos dias”, “é agora ou nunca”, “não perca!”, as pessoas tendem a realizar a compra por não querer deixar de ter uma condição que é limitada e finita.

  • Mostre a satisfação de seus clientes. Convença o seu futuro cliente que seu produto é realmente bom através de depoimentos, pessoas usando seus produtos e avaliações de clientes.

  • Espalhe as novidades. Mostre ao cliente e futuro cliente as promoções, lançamentos, novas instalações.

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